top of page

Quais são as causas da depressão?

A depressão é uma doença bem complexa e não tem uma causa única, normalmente, são vários fatores combinados que desencadeiam uma crise.

Estudos comprovam que a genética tem um papel importante no aparecimento da depressão, porém, ter histórico familiar não é uma condenação, pois mesmo tendo a predisposição genética, é necessário que algum acontecimento externo ative a genética, como alguma perda, por exemplo.

A segunda causa da depressão é a história de vida, crianças e adolescentes que sofreram abusos, que foram expostos à agressões repetidas, que viveram em um ambiente instável, com punições fora de contexto, e tiveram pouco afeto, são pessoas mais propensas a desenvolver depressão.

E a terceira causa é o estilo de vida. Já se sabe, por meio de pesquisas que a depressão causa uma espécie de inflamação no cérebro, por isso uma dieta não saudável pode contribuir para essa inflamação. O sedentarismo não só contribui para o aparecimento da depressão, como o exercício físico já é usado como parte do tratamento, o isolamento social também aumenta as chances da depressão se instalar, e a ingestão de algumas substâncias, como alguns medicamentos, por exemplo, também podem desencadear a depressão.

Normalmente a depressão acontece com a combinação desses três fatores, somados à um “gatilho”. Por exemplo, uma pessoa que já tenha uma predisposição genética para depressão, durante a adolescência teve a perda do pai, em função da correria do dia a dia não se alimenta direito, e com o isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, desenvolveu um quadro depressivo. Isso não acontece sempre da mesma maneira, mas isso explica porque algumas pessoas diante de uma situação difícil da vida desenvolvem depressão e outras não.

É possível tratar depressão sem remédios?

SIM, é possível tratar depressão sem uso de medicamentos. O tratamento mais eficaz para a depressão é a Terapia Cognitivo-comportamental (TCC), pois ela possui várias técnicas que te permitem mudar seus pensamentos e seus comportamentos e, dessa forma, melhorar a depressão.
A TCC tem resultados melhores do que o tratamento medicamentoso e isso acontece, porque quando você tem alta da terapia, os benefícios que você adquiriu durante o tratamento vão continuar com você e você pode continuar usando essas estratégias para se sentir bem.

⁉ Aline, então você está dizendo que não precisa de remédios para tratar a depressão?🤔
Não é bem assim. Em casos de depressão leve à moderada o tratamento pode ser feito sem o uso de medicamentos, porém em casos de depressão grave o uso de medicamentos é indispensável.

O fato é que para tratar a depressão precisamos associar vários fatores, nos casos em que é necessária a utilização de medicamentos, indica-se também a TCC, a prática regular de exercícios físicos e cuidados com a alimentação. Quando você associa esses fatores a taxa de recaída diminui consideravelmente. Nesses casos, o medicamento age como um impulsionador para as outras estratégias.

A depressão aumenta dores físicas?

A relação entre dor física e depressão é extremamente comum, principalmente quando se fala de dor crônica. É necessário enfatizar que essa relação é uma via de mão dupla.

Pesquisas indicam que pessoas que sofrem de depressão estão mais propensas a desenvolver alguma dor crônica. Da mesma forma, pessoas que tem alguma dor crônica tem mais chances de apresentar depressão.

Isso ocorre, em partes, porque a área em nosso cérebro responsável pela regulação do humor está muito próxima da área que regula a dor física. Além disso, a intensidade da dor também aumenta, então, além de você estar passando por um episódio depressivo, você sente mais dores físicas mais intensas do que o habitual.

4 mitos sobre a depressão

Ainda existem muitas ideias erradas acerca da depressão e essas ideias acabam piorando ainda mais o seu estado de depressão, por isso vou desmistificar algumas delas pra você.

Você pode ter momentos felizes e ainda assim estar com depressão: O humor deprimido na depressão é caracterizado pelo seu baixo nível de energia e pela sua baixa capacidade de sentir prazer, então você se sente assim na maior parte do tempo, mas isso não significa que você não possa rir de uma piada, por exemplo, naquele momento você até se sentiu melhor, mas depois voltou ao seu estado anterior. Você não fica chorando o tempo todo, e rir de uma piada não significa que não seja uma doença.

Suas metas podem parecer triviais, mas são importantes para você: Quando você está em tratamento o profissional que está te acompanhando pode definir algumas metas para você cumprir durante alguns dias e para uma pessoa que está bem, essas metas parecem ser insignificantes, mas para você que tinha dificuldade para sair da cama, caminhar 10 minutos por dia é uma grande evolução e contribui muito para sua melhora.

Você não é preguiçoso e nem precisa "ocupar a cabeça": Você não está sem energia e sem ânimo porque escolheu e quer estar assim, você se sente desse jeito porque está doente, não tem nada a ver com preguiça, ou com falta de ter o que fazer, então, nada de se sentir culpado por estar doente. Pensa comigo, se tem alguém da sua família gripado e precisa ficar na cama, você não culpa ele por estar assim, então é justo com você se culpar por estar doente? Eu penso que não.

Ouvir palavras de carinho a aceitação te fazem muito bem: Ter alguém ao seu lado, disponível para te ouvir sem julgamentos, que se coloque a tua disposição faz bastante diferença na sua recuperação, mas você não depende disso para melhorar, você pode melhorar mesmo sem o apoio de pessoas próximas.

✔ Só para deixar claro, depressão é doença e precisa ser encarrada como doença.

botao-whatsapp.webp
bottom of page